ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Método pomodoro: como técnica que prevê intervalos no estudo pode melhorar seu desempenho nos vestibulares

imagem

A técnica Pomodoro - Como otimizar seu tempo de estudo para o Enem

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma técnica de estudo amplamente difundida no âmbito escolar - o método Pomodoro. Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, ter uma técnica de estudos certeira pode te ajudar a manter o foco, otimizar seu tempo e garantir mais produtividade e um desempenho melhor nas provas.

Contexto

A técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80. Quando ainda era estudante universitário e precisava ler textos extensos, Cirillo teve a ideia de usar um temporizador de cozinha (timer) para gerenciar seu tempo de estudo. Ele marcava blocos de 25 minutos de estudo, intercalados com 5 minutos de pausa. O timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) - daí a origem do nome do método.

Como funciona

Na prática, o aluno decide a atividade que vai fazer ou o conteúdo que vai estudar e define espaços de tempo para fazer isso com concentração total. O período clássico é de 25 minutos de estudo para 5 de pausa, mas podem ser blocos mais curtos, de 15 a 20 minutos, ou mais longos, de 35 a 45 minutos. A cada bloco estudado, ele faz uma pausa de 5 a 10 minutos.

Para aplicar a técnica, é preciso apenas do material de estudo e de um cronômetro. Pode ser utilizado o cronômetro do celular ou despertador, mas também existem aplicativos e sites desenvolvidos especialmente para isso, com configurações de tempo para cada usuário.

Ajuda na concentração

O método Pomodoro é eficaz especialmente para quem tem dificuldade de manter a concentração por muito tempo. Ele pode ser adaptado pelo aluno de acordo com suas necessidades, permitindo que blocos de estudo menores sejam utilizados para evitar a dispersão.

Alívio da ansiedade

Uma das maiores vantagens da técnica Pomodoro é ajudar a administrar a ansiedade. Pessoas sob pressão têm maior chance de procrastinar, e o método oferece pausas estruturadas que dão um tipo de "fuga permitida" ao estudante, contanto que ele retome a concentração ao fim do intervalo.

Aplicável nos vestibulares

A técnica Pomodoro é muito útil nos vestibulares, como o Enem. O tempo é limitado e as questões são complexas, o que exige concentração. Nesse caso, é válido que o aluno faça pausas úteis, respondendo a um bloco de questões e fazendo algum descanso antes de continuar.

Depoimentos de estudantes

Estudantes que adotaram o método Pomodoro relatam que o momento de estudo ficou mais produtivo e menos cansativo. Essa técnica ajuda a manter o foco, aumenta a eficácia do estudo e proporciona momentos de descanso necessários para a mente.

Amanda Meirielle, de 16 anos, conta que começou a usar o método há 2 anos para o Enem e tem obtido melhores resultados desde então. Eduardo Gerpe, de 17 anos, afirma que nunca foi muito estudioso, mas o método Pomodoro tem feito diferença para ele, tornando o estudo mais eficiente e menos cansativo.

Outros métodos de estudo

Além do método Pomodoro, existem outros métodos que também podem ser eficazes na hora de estudar, como o resumo, fichamento, mapa mental e prática distribuída. Cada um deles tem suas características próprias e pode se adequar melhor a determinados perfis de estudantes.

Conclusão

O método Pomodoro pode ser uma ótima opção para otimizar o seu tempo de estudo, manter o foco e aumentar a produtividade. Com a proximidade do Enem, é importante buscar técnicas que se adequem ao seu perfil e que te ajudem a alcançar um bom desempenho nas provas.

ADSENSE GOOGLE