Estados Unidos sancionam rede chinesa por fornecer substâncias a traficantes de drogas
Nesta terça-feira (3), os Estados Unidos impuseram sanções a uma rede chinesa acusada de fornecer substâncias a traficantes de drogas. Essas substâncias incluem fentanil e outras drogas sintéticas, e são fornecidas a cartéis do México. O Departamento de Justiça acusou oito empresas chinesas e 12 executivos por crimes relacionados à produção, distribuição e importação dessas substâncias.
A acusação do Departamento de Justiça
O procurador-geral Merrick Garland afirmou que as empresas chinesas e seus executivos estão sendo acusados de crimes relacionados à produção, distribuição e importação de fentanil, outros opioides sintéticos, metanfetaminas e seus precursores químicos. Essas substâncias são utilizadas na fabricação das drogas ilícitas.
Além da acusação feita pelo Departamento de Justiça, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro também impôs sanções a 28 pessoas e empresas envolvidas nesse esquema. Vinte e cinco delas são na China, incluindo os sancionados pelo Departamento de Justiça, e três estão no Canadá.
Cartéis mexicanos envolvidos
De acordo com os relatórios, os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación estão entre os destinatários das substâncias fornecidas pela rede chinesa. Wang Shucheng e Du Changgen são dois dos executivos sancionados, sendo que Wang é acusado de ter criado empresas como fachada no comércio global de produtos farmacêuticos, e Du lidera a rede responsável por fabricar e distribuir toneladas de precursores químicos para a produção de fentanil, metanfetaminas e ecstasy (Molly ou MDMA).
Essa rede também é uma importante fonte de fornecimento para traficantes nos Estados Unidos, além de atender vendedores na dark web e facilitar a lavagem de dinheiro usando moedas virtuais.
O perigo do fentanil e outras drogas sintéticas
O fentanil é uma droga sintética que é 50 vezes mais potente que a heroína e causou dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos em 2022. Essa substância tem prejudicado as relações entre os Estados Unidos e o México, pois é muito presente no tráfico de drogas entre os dois países.
Além do fentanil, as empresas chinesas também produzem outras drogas sintéticas preocupantes. Uma delas é a xilazina, conhecida como "droga zumbi". Originalmente um analgésico veterinário, essa substância é geralmente misturada com fentanil. Essa combinação pode causar apodrecimento da pele e levar à necessidade de amputações. O perigo é que a naloxona, um antídoto para overdoses de opioides, não é eficaz contra os efeitos da xilazina.
Outra substância preocupante são os nitacenos, que não são aprovados para uso médico nos Estados Unidos. Alguns nitacenos são ainda mais potentes que o fentanil, representando um grave risco à saúde dos usuários.
Os Estados Unidos estão continuamente combatendo essas substâncias ilícitas, mas os traficantes estão sempre buscando maneiras de alterar as fórmulas para escapar das autoridades de segurança.
Portanto, o governo americano proibiu as empresas e pessoas sancionadas de utilizarem o sistema financeiro dos Estados Unidos e impediu que americanos realizem transações com elas.
Redes sociais