ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Ibovespa Futuro tem leve baixa com investidores de olho no IPCA-15, Caged e BC

imagem

O Ibovespa Futuro opera com leve baixa nos primeiros negócios desta terça-feira

Repercussão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são aguardados pelos investidores.

Introdução

O Ibovespa Futuro, principal índice de ações do Brasil, apresenta uma leve baixa durante os primeiros negócios desta terça-feira. A queda está relacionada à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que indica uma aceleração da inflação oficial do país no mês de novembro. Além disso, os investidores aguardam pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de outubro. Neste artigo, discutiremos esses acontecimentos e seu impacto no mercado financeiro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) é considerado uma prévia da inflação oficial do país. Em novembro, o IPCA-15 apresentou uma elevação de 0,33% em relação ao mês anterior, totalizando um avanço anual de 4,84%. Esses números superaram as expectativas do consenso LSEG, que previa uma alta de 0,30% em relação a outubro e de 4,80% na base anual.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Outro indicador de grande importância para os investidores é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que fornece informações sobre a geração de empregos formais no país. É esperado que os dados do Caged referentes a outubro indiquem a criação de 125 mil empregos formais. Esses números são aguardados com expectativa pelos investidores, pois indicam a saúde da economia e o nível de confiança das empresas e consumidores.

Sabatina de diretores do Banco Central

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado marcou a sabatina de Paulo Pichetti e Rodrigo Alves Teixeira, indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir diretorias no Banco Central (BC). A sabatina está programada para ocorrer às 10h. Essa indicação e sabatina são eventos importantes para o mercado financeiro, pois os diretores do Banco Central têm um papel fundamental na definição da política monetária do país.

Mercado financeiro dos Estados Unidos

Em Wall Street, os índices futuros dos Estados Unidos operam com uma leve baixa. Os investidores estão aguardando a confiança do consumidor da Conference Board, que será divulgada hoje, além da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e do Balança Comercial, que serão divulgados amanhã. Além desses eventos, vários integrantes do Federal Reserve (Fed) farão comentários ao longo do dia, o que também influenciará o mercado financeiro.

Câmbio e juros

O dólar comercial apresenta uma leve baixa em relação ao real, cotado a R$ 4,896 na compra e na venda. O mercado de juros também apresenta movimentação, com os contratos operando em alta, com exceção do vencimento mais curto.

Mercado acionário na Europa

Os mercados acionários da Europa operam com uma leve baixa. Na Alemanha, o índice GfK de confiança do consumidor avançou para o mês de dezembro, mas as declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE) mantiveram as opções em aberto em relação a uma possível alta de juros. Os investidores estão aguardando as declarações da presidente do BCE, Christine Lagarde, que ocorrerão mais tarde. Além disso, os integrantes do BCE estão monitorando a inflação e defendendo uma redução no balanço da instituição.

Mercado acionário na Ásia

Os mercados acionários da Ásia não apresentam uma direção única. No Japão, o índice Nikkei fechou em baixa, influenciado pela valorização do iene e ajustes de posição antes do final do mês. Na China, as bolsas de Xangai e Shenzhen apresentaram alta, impulsionadas pelo convite da Huawei às parceiras para investir em joint venture para carros inteligentes.

Preços do petróleo e minério de ferro

Os preços do petróleo apresentam alta, interrompendo uma série de derrotas. Os investidores estão aguardando uma reunião da OPEP+ que deverá aprofundar e ampliar os cortes na produção, pois há temores de que a oferta seja superior à demanda. Já os preços do minério de ferro na China apresentaram uma baixa, acompanhando a intervenção do governo chinês no mercado para conter a alta dos preços.

ADSENSE GOOGLE