ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Movimento de soluções criativas para enfrentar as mudanças climáticas ganha força em BH

imagem

Um movimento de soluções criativas para enfrentar as mudanças climáticas ganha força em Belo Horizonte (MG)

A sabedoria vem das gerações mais ameaçadas pelo aquecimento do planeta. "O meio ambiente é a nossa vida. A gente faz parte dele, então, quanto mais a gente ajuda ele, a gente mesmo está se ajudando", diz a estudante Ana Beatriz Canuto. "A gente tem que reciclar as coisas e não jogar no lixo no lugar errado", acrescenta Thayla Campos. São elas que também apresentam solução para a crise do clima. A Julia ensinou os coleguinhas a utilizar sementes enroladas em bolinhas de papel reciclado para plantar árvores. "Ajuda a tirar o dióxido de carbono do ar e transformá-lo em ar limpo é uma forma de elas entenderem o que está acontecendo com o nosso planeta, se preocuparem e tentarem fazer alguma coisa para ajudar, por isso que é tão importante a educação ambiental", explica Julia Bonitese, de 11 anos.

O primeiro "Viradão Climático" de Belo Horizonte reuniu várias iniciativas da sociedade civil. Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, dá para produzir biodiesel, que é menos poluente, reaproveitando óleo de cozinha, que também serve para fazer sabão biodegradável.

E sabe o lixo orgânico, que no processo de decomposição libera gás metano, super poluente? O Augusto ensinou a transformar resto de comida em adubo para hortas comunitárias.

O evento também conectou os visitantes com populações que, muito antes de se falar em crise climática, vêm protegendo rios e florestas em defesa da manutenção da vida no planeta. "Não dá mais para a gente ser defensor da floresta sozinho. Nós precisamos do coletivo para fazer essa defesa", pontua a ativista indígena Maria da Flor Pataxó.

Preservar o meio ambiente é garantir que as crianças nunca deixem de apreciar os sons da floresta. "A gente sabe que ela não vai racionalizar, mas ela conviver com atividades assim, ao ar livre, ela aos poucos vai introjetar esse sentimento de cuidado com o ambiente", diz a técnica ambiental Daniele de Oliveira, sobre a filha pequena.

ADSENSE GOOGLE