ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Veja como 'armadilhas' prejudicam acessibilidade para pessoas cegas no Centro de Campinas

imagem

Pessoas com deficiência visual mostram armadilhas e falta de acessibilidade no Centro de Campinas

Introdução

No Centro de Campinas (SP), pessoas com deficiência visual percorreram as ruas ao lado da EPTV, afiliada da TV Globo, para mostrar como "armadilhas" e a falta de acessibilidade prejudicam o uso do piso tátil na região. Durante o percurso, foram identificados diversos obstáculos que dificultam a locomoção e representam riscos para a segurança das pessoas cegas. Além disso, a falta de conscientização por parte de alguns pedestres também contribui para a dificuldade enfrentada.

Os desafios enfrentados

O aposentado Geraldo Estanislau Júnior e a prestadora de serviços Edileusa Andrade de Vasconcelos percorreram o caminho juntos, demonstrando a importância da bengala para a orientação de pessoas com deficiência visual. Geraldo destacou que, ao seguir o som da bengala de Edileusa, ele consegue se locomover com mais facilidade. Contudo, caso estivesse sozinho, ele se sentiria perdido.

Uma das principais dificuldades encontradas durante o percurso foram pessoas distraídas que acabavam parando sobre o piso tátil, atrapalhando a locomoção dos deficientes visuais. Essa ação compromete a acessibilidade e pode causar acidentes, já que a falta de sinalização adequada impede que essas pessoas identifiquem obstáculos ou desvios de trajeto.

Além disso, foram encontrados buracos e estruturas colocadas em cima do piso tátil, o que impossibilita seu uso correto. Geraldo e Edileusa também se depararam com um hidrante colocado logo à frente do piso, que representa não apenas um obstáculo, mas também uma armadilha para pessoas com deficiência visual.

No trajeto em direção à Avenida Dr. Moraes Sales, foram encontradas placas e buracos próximos ao piso, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Outra situação identificada foi a presença de lixeiras colocadas sobre o recurso de acessibilidade, dificultando ainda mais a locomoção dos deficientes visuais.

Posicionamento da prefeitura

Diante das situações encontradas, a secretaria de Assistência Social da prefeitura de Campinas garantiu que irá orientar e fazer os apontamentos necessários para que os responsáveis pelos obstáculos façam as instalações e adequações necessárias para garantir a acessibilidade no local. Além disso, a administração municipal afirmou que aborda diariamente as pessoas em situação de rua e recomenda que elas deixem as ruas. A população também é encorajada a ligar no 156 para solicitar reparos ou adaptações.

Conclusão

A falta de acessibilidade e as armadilhas encontradas no Centro de Campinas representam um grande desafio para as pessoas com deficiência visual. O uso incorreto do piso tátil, associado aos buracos, obstáculos e falta de conscientização por parte de pedestres, tornam a locomoção ainda mais difícil e perigosa para essas pessoas. É essencial que a prefeitura e a população em geral se conscientizem sobre a importância de garantir a acessibilidade e a segurança de todos.

ADSENSE GOOGLE