ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Boulos faz pré-campanha com ala do PT que foi contra sua candidatura

imagem

São Paulo ? O deputado federal Guilherme Boulos(PSol), pré-candidato à Prefeitura da capital para o ano que vem

Em um ato de pré-campanha realizado no último sábado (2/12) em Guaianazes, na zona leste de São Paulo, o pré-candidato à Prefeitura da capital, Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), recebeu o apoio de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) que anteriormente haviam se posicionado contra essa aliança política.

Dentre os parlamentares presentes no evento estavam o secretário de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto, e o vereador Senival Moura. Ambos fazem parte de um grupo dentro do diretório municipal do PT que defende a candidatura própria do partido nas eleições municipais, alegando que o apoio a Boulos poderia prejudicar a legenda em São Paulo, que é considerado seu berço político.

Essa ala, que é chamada de "governista" pelos adversários tanto dentro do PT quanto do PSol, tem uma postura mais alinhada ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Senival Moura, por exemplo, costuma votar com a base de Nunes em temas importantes para a cidade, como a revisão do Plano Diretor ocorrida em junho e a aprovação do Orçamento anual.

Por sua vez, Jilmar Tatto, que já ocupou o cargo de secretário de Transportes nas gestões de Marta Suplicy e Fernando Haddad, é defensor da política de tarifa zero nos ônibus municipais, uma bandeira de governo incorporada pelo prefeito Ricardo Nunes. No início do ano, Tatto esteve em uma reunião na casa de Nunes, o que desagradou alguns aliados.

No ato de pré-campanha, Boulos se comprometeu a incluir a proposta de tarifa zero em seu plano de governo, que já estava presente em sua plataforma para a eleição de 2020, quando chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Bruno Covas. Jilmar Tatto, por sua vez, fez uma publicação em suas redes sociais exaltando a proposta.

Tattolândia: o clã político de Jilmar Tatto

Jilmar Tatto faz parte de um clã político formado por ele e seus quatro irmãos (Arselino e Jair, vereadores; Enio, deputado estadual; e Nilto, deputado federal), que possuem base eleitoral em Capela do Socorro, zona sul de São Paulo, conhecida como Tattolândia.

Aliados de Boulos e membros do PT da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) dizem, em caráter reservado, que esperavam um "não empenho" dos Tatto nas eleições municipais. No entanto, Jilmar afirmou a seus aliados que respeitaria a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apoiar Boulos e que faria campanha para ele.

No mês passado, Boulos realizou um ato de pré-campanha na Tattolândia, que contou com a presença de todo o clã, exceto Jilmar. A participação do secretário de Comunicação do PT no evento foi uma forma de dissipar as suspeitas sobre o comportamento do grupo nas eleições, de acordo com aliados de Boulos.

ADSENSE GOOGLE