Plano de Manejo Integrado do Fogo fortalece a prevenção e combate a incêndios na RPPN Sesc Pantanal
O Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal foi entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela aprovação do documento em unidades de conservação federais. Essa iniciativa do Polo Socioambiental Sesc Pantanal é inédita no Pantanal norte e fundamental para fortalecer o trabalho de prevenção e combate a incêndios realizado pela instituição há 26 anos.
O desafio da RPPN Sesc Pantanal
A RPPN Sesc Pantanal, com seus 108 mil hectares, é a maior do Brasil e sofreu grandes danos causados pelos incêndios ocorridos em 2020. Desde então, as ações de prevenção têm se intensificado nas diferentes áreas de atuação, e o PMIF é a principal estratégia para reforçar a integração de todas as atividades relacionadas à prevenção e combate a incêndios florestais na reserva e no seu entorno.
O que é o Plano de Manejo Integrado do Fogo?
O PMIF é um plano que integra ecologia, cultura e manejo do fogo, reunindo diferentes estratégias para melhorar a prevenção e combate a incêndios. Ele registra e documenta as ações que já foram realizadas nesse sentido, prevê a manutenção e construção de aceiros, reforça campanhas de sensibilização e também traz inovações, como as queimas prescritas. Essa abordagem, amplamente utilizada em outros biomas e unidades de conservação ao redor do mundo, visa reduzir a vegetação em áreas selecionadas e melhorar as condições de controle durante a estação seca.
O ecólogo e gestor da RPPN Sesc Pantanal, Alexandre Enout, destaca a importância do PMIF: "Por meio desse plano, podemos compreender como o fogo age dentro da reserva, quais são os impactos gerados e quais ambientes são mais e menos tolerantes ao fogo."
Projeto "Recuperando e Protegendo"
O PMIF faz parte do projeto "Recuperando e Protegendo", realizado em parceria com a Fundação Pró-Natureza (Funatura) e com o apoio do ICMBio, que publicou orientações recentes sobre o Manejo Integrado do Fogo. O coordenador do projeto pela Funatura, Cesar Victor do Espírito Santo, ressalta que a expectativa é implementar o PMIF já em 2024, antes da chegada da estação seca no bioma.
O papel do PMIF em outras áreas do Pantanal
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal tem como um dos principais objetivos que o PMIF sirva de base para outras áreas do Pantanal. A bióloga e gerente-geral do polo, Cristina Cuiabália, afirma: "Queremos que esse trabalho colaborativo seja um ponto de partida para a ampliação da prevenção e combate a incêndios em todo o Pantanal".
Atuação preventiva da RPPN Sesc Pantanal
A RPPN Sesc Pantanal realiza, ao longo do ano, trabalhos preventivos, como a manutenção de estradas e a limpeza de aceiros, fundamentais para as ações de combate a incêndios. A Brigada Sesc Pantanal conta com diversos equipamentos, como bombas costais, sopradores, motobombas, motosserras, quadriciclos, caminhonetes, caminhões-pipa, pipinha, pá carregadeira, trator com roçadeira e grade, barcos e um avião.
Financiamento do PMIF
A realização do PMIF contou com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com implementação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e execução do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (Funbio).
Redes sociais