ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Projeto mato-grossense de semáforo que otimiza tráfego de ambulâncias é finalista em feira de ciências da USP

imagem

Projeto de pesquisa da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis é selecionado para etapa final da Febrace

Um projeto de pesquisa desenvolvido por estudantes da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, localizada a 218 km de Cuiabá, foi selecionado para a etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) de 2024, promovida pela Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do projeto é encontrar soluções para otimizar o tráfego de ambulâncias e veículos de resgate, visando melhorar o atendimento de ocorrências.

A importância do projeto

O trânsito caótico nas cidades brasileiras é um desafio enfrentado diariamente por condutores e também pelos serviços de emergência. Muitas vidas podem ser salvas se houver uma maior agilidade no deslocamento das ambulâncias e veículos de resgate. Dessa forma, o projeto desenvolvido pelos estudantes da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis tem como objetivo encontrar soluções eficientes para esse problema.

A proposta do projeto

O projeto utiliza sensores para detecção de aproximação de ambulâncias e veículos de resgate, a fim de otimizar a passagem desses veículos em cruzamentos. Através da programação dos semáforos, é possível conceder prioridade aos veículos de emergência, garantindo uma passagem segura e rápida. Essa solução contribui para a fluidez do tráfego e para o aumento da segurança nas áreas atendidas.

O desenvolvimento do protótipo

A construção do protótipo teve início em julho deste ano, envolvendo os estudantes da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis e seu orientador, Fabiano Taguchi. Com um trabalho de equipe empenhado e dedicado, eles conseguiram desenvolver um protótipo funcional que utiliza sensores para detectar a aproximação de ambulâncias e veículos de resgate.

Reconhecimento na Febrace

O projeto dos estudantes de Rondonópolis foi selecionado entre centenas de outros projetos de diversas escolas do Brasil para a etapa final da Febrace. Além do reconhecimento pela participação, os estudantes têm a oportunidade de competir por medalhas, troféus e diversos prêmios oferecidos por empresas parceiras da feira.

Cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação da Febrace está prevista para ocorrer entre os dias 18 e 22 de março de 2024, na sede da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Nessa ocasião, os melhores projetos de pesquisa serão reconhecidos e premiados. É um momento de celebração e incentivo aos jovens cientistas do país.

O projeto desenvolvido pelos estudantes da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis é uma iniciativa inovadora e relevante. A otimização do tráfego de ambulâncias e veículos de resgate é de extrema importância para garantir um atendimento mais eficiente e rápido em situações de emergência. Parabenizamos os estudantes pelo seu trabalho excepcional e desejamos sucesso na etapa final da Febrace.

Palavras-chave: projeto de pesquisa, tráfego de ambulâncias, veículos de resgate, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, otimização do trânsito, protótipo, sensores, segurança viária

ADSENSE GOOGLE