ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Tira dali, coloca aqui: BlackRock faz mudanças em fatias de empresas brasileiras; veja –

imagem

A BlackRock: mudanças na carteira de investimentos e expectativas para a semana

A BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, com US$ 8,5 trilhões sob gestão, realizou mudanças em algumas empresas brasileiras na semana passada. No dia 3 de janeiro, a gestora aumentou sua exposição em Randon (RAPT4) para 10,6 milhões de ações preferenciais, representando aproximadamente 5,003% do total. No entanto, dois dias depois, na sexta-feira, a participação foi reduzida para 10,5 milhões de ações, representando cerca de 4,954% do total.

Além disso, a BlackRock informou a venda de ações da Embraer (EMBR3), detendo 3,4% ou 24,6 milhões de papéis da companhia. Por outro lado, a gestora comprou ações da Cogna (COGN3) e, até 28 de dezembro de 2023, adquiriu um total de 188 milhões de ações ordinárias, representando cerca de 10,018% do total de ações ordinárias emitidas pela empresa.

Todas as participações societárias mencionadas têm como objetivo estritamente de investimento, não visando a alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa das empresas.

O que esperar da semana?

A segunda semana de 2024 promete ser agitada e tensa para o mercado, com destaque para os dados de inflação nos Estados Unidos. Após dados fortes do payroll na sexta-feira (5), que já levantaram questionamentos sobre futuros cortes de juros pelo Federal Reserve, a inflação pode ser o fator decisivo para acabar com o otimismo geral.

Dados econômicos relevantes

Os investidores começam a semana aguardando o Relatório Focus, medido pelo Banco Central, e o Indicador Antecedente de Emprego, apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nos dias 9 e 10, não haverá a divulgação de nenhum dado relevante no Brasil, concentrando as expectativas para quinta-feira (11), quando serão divulgados os dados do IPCA de dezembro de 2023, fechando a agenda de indicadores brasileiros da semana.

No cenário internacional, o foco se volta para os Estados Unidos, com destaques para os dados de Expectativas de Inflação ao Consumidor e Crédito ao Consumidor, na segunda-feira (8), Balança Comercial na terça-feira (9) e dados dos Estoques e Vendas no Atacado, na quarta-feira (10).

Conclusão

A BlackRock, uma das principais gestoras de ativos do mundo, realizou mudanças em algumas empresas brasileiras na última semana. Enquanto aumentou a exposição em Randon, reduziu a participação na Embraer. Além disso, a gestora comprou ações da Cogna. Essas movimentações têm como objetivo o investimento, sem intenção de alterar o controle acionário ou a estrutura administrativa das empresas.

Para a semana seguinte, os investidores estão atentos aos dados de inflação nos Estados Unidos, que podem influenciar as expectativas do mercado. Além disso, serão divulgados diversos indicadores econômicos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o que traz uma agenda movimentada para os investidores.

ADSENSE GOOGLE